Empreendedorismo e seus causos

Em um desses sábados pela manhã recebi uma ligação para ser colunista do Pasta Joia, um coletivo com o propósito de gerar insights a partir de Belo Horizonte. Formando por jornalistas, arquitetos e artistas, todos com amplo repertório em arte, cultura, urbanismo, “causos e mais causos” (como todo bom e valioso brasileiro), estava diante de um problema-desafio. Mas isso não foi o suficiente. O editor me presenteou com a coluna de empreendedorismo. Em meio a poesia e crônicas diárias desses jornalistas-escritores, eu viria com o pragmatismo da notícia cotidiana.

E agora, José?  Como disse um leitor do site em relação ao nosso conteúdo: “a escada ao lado do muro foi posta”. Ultrapassando muros, o que vemos por cima dele? O objetivo da coluna não é ensinar empreendedorismo a empreendedores, mas falar sobre esses personagens – os realizadores que estão inventando o futuro. Narrar as histórias de mineiros talentosos, que entre um pão-de-queijo e outro, estão ressignificando negócios, produtos, carreiras, hackeando a vida e desbravando para além do belo horizonte. Estão mudando gerações, sejam as passadas ou futuras.

É uma crônica da nova economia, mais colaborativa e criativa, inovadora e disruptiva. O fim do mundo está próximo? Não, ele já acabou. O mundo que você conhece já não existe mais e um novo está surgindo, está sendo reconstruído, reinventado, testado, subvertido. Não é uma tendência, já é realidade.

É o olhar de quem está dentro e fora. Que vê pessoas com glórias e lágrimas para além dos empresários; que traduz o impacto e geração de valor e não só lucro; que narra histórias de muita transpiração para além da inspiração e não só startups de palco. Há poesia e muita prosa nesta geração cheia de propósito no coração e revolução nas mãos.

Empreendedores, realizadores, makers, criativos, comunicadores, designers e programadores: bem-vindos! Entusiastas e curiosos, entrem, este mundo também é seu. Vocês são nossas inspirações.

Para começar é preciso dar o primeiro passo. O restante a gente vai ajustando.  

Conhece histórias, negócios, pessoas e produtos inspiradores? Quer entender melhor algum tema na área de empreendedorismo? Compartilhe com a gente que também queremos conhecer: daimagem@gmail.com

Temas e Pautas:

Verbete: Uma cultura tem seu próprio dialeto. Porém estes novos conceitos (alguns nem tão novos) descrevem processos, cultura e negócios. Vamos discutir o conceito sempre com ilustrações bem práticas e trazer referências para que o leitor possa aprofundar a sua pesquisa.

Negócios criativos e sociais: O que seriam dos grandes negócios sem a simplicidade e beleza das pequenas super ideias inovadoras? É disso que vamos falar: ideias simples que estão inovando o nosso cotidiano. Temas: ideias de negócios, tecnologia e projetos sociais.

Startups: Ah, elas teriam que estar aqui. As empresas embrionárias cheias de sonhos e potencial para escalarem o mundo. Histórias das que já não são mais startups, das que estão começando e das que não deram certo: todas elas têm o seu espaço e sua história, todas têm muito a nos ensinar. Vamos mostrar a efervescência das startups. Do ecossistema, as aceleradoras, incubadoras e fundos de venture capital que cada vez mais se consolidam em Belo Horizonte. Temas: aceleradoras, incubadoras, fundos de venture capital, premiações, editais, perfil de startups e seus líderes.

Entrevista Pasta Joia Rara: Outsiders, empreendedores sempre têm muito a nos ensinar. Espaço dedicado para conhecer suas histórias de muita transpiração para além da inspiração. Suas glórias e vitórias. Mas seus desafios também. Análise de cenário, mercado e tendências com especialistas do segmento.

Próximas Pautas:

Verbetes: O que é ecossistema empreendedor?

Explicar o que é um ecossistema, sua importância para o empreendedorismo e para a inovação. Apresentar os principais do país e focar no San Pedro Valley.



Priscilla Fujiwara

Priscilla Fujiwara

Jornalista, relações públicas e pesquisadora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *