Encontro com Lerner em Santa Tereza

Nesta sexta, dia 17, às 16h, no Cine Santa Tereza, a exibição gratuita do documentário Jaime Lerner – Uma História de Sonhos, dirigido por Carlos Deiró.

O filme é uma crônica da trajetória de Jaime Lerner no urbanismo, iniciada quando se tornou prefeito de Curitiba aos 33 anos de idade, em 1971. Em doze quadros, o documentário percorre alguns capítulos da vida pública e privada do urbanista, de forma descontraída, em uma conversa com Deiró e em imagens registradas em vídeos de diferentes épocas.

Do urbanismo propriamente dito, o documentário se atém, em breves passagens, a trazer de volta cenas da exposição do BRT em Nova York, do programa curitibano de coleta de lixo reciclável, do aproveitamento de crateras abertas na natureza, como o de uma pedreira que se transformou em um espaço aberto para grandes shows, o museu que Oscar Niemeyer projetou para a capital paranaense. Registra o mosaico de ideias de Lerner, algumas que não foram adiantes, como a da Rua Portátil, o mini automóvel urbano Dock Dock, e o transporte de passageiros, do saguão do aeroporto até o avião, nas esteiras de malas.

Desdobra-se, na película, uma sucessão de depoimentos de amigos que se tornaram muito próximos do urbanista, como o cineasta Francis Ford Coppola, os arquitetos Paulo Mendes da Rocha e João Filgueiras Lima (o Lelé), o desenhista, jornalista, tradutor e dramaturgo Millôr Fernandes, o publicitário Washington Olivetto. Exibem-se, ainda, momentos da descontração criativa de Lerner, como o filme que fez para crianças (sobre a sustentabilidade) e um pocket show só para amigos, no Teatro Paiol, de Curitiba, em que ele canta e sapateia, à Fred Astaire, um de seus ídolos.

O evento é promovido pela Fundação Municipal de Cultura. Após a exibição do filme, haverá um debate de Jaime Lerner com a plateia, mediado por Rogério Palhares Zschaber de Araújo, professor e pesquisador da Escola de Arquitetura da UFMG. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas meia hora antes da sessão, que se iniciará às 16h do dia 17 de fevereiro, sexta. O Cine Santa Teresa está localizado na Rua Estrela do Sul, 89, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, fones 3277-4699 e 3277-4714.

Valerio Fabris

Valerio Fabris

Editor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *